VIII Colóquio CIE-UMa. 6 e 7 de dezembro de 2012. Funchal

Embora a escola pública se tivesse inicialmente assumido como instrumento das liberdades de aprender e de ensinar, apresenta-se, na prática, como autoridade educativa, ao serviço do poder político e burocrático, sem descentralização e sem autonomia. Expressa ainda uma ideologia educativa, visto que é o Estado, por via política, que define o projecto educativo, seja ele qual for.
Deste modo, as liberdades de aprender e de ensinar asseguradas pela escola pública do Estado, encontram-se invalidadas pelos desígnios de dominação do ensino, por parte de governos, instituições e pessoas. Consequentemente, o sistema educativo público tem vindo a converter-se, gradualmente, num instrumento político de condicionamento das pessoas e só nesta perspectiva se entende a complacência da sociedade face às sucessivas reformas educativas. É consensual que o Estado deve intervir para garantir o direito social à educação. Porém, ao advogar-se titular do direito de ensinar, sob o propósito ideológico de um qualquer poder político, condiciona a credibilidade das suas próprias intervenções.
Sem estabilidade, sistematicamente fiscalizada e sufocada na burocracia, a escola pública parece desvincular-se do desígnio identitário subjacente à sua génese.
Impõe-se o debate sobre o futuro da escola pública, avaliando a sua acção no campo do ensino e determinando qual deverá ser efetivamente o seu papel.
Este colóquio destina-se a todos os profissionais envolvidos e/ou interessados no processo educativo, e constitui uma oportunidade de partilha e de reflexão que contará com a presença de alguns especialistas nacionais na área da educação.

A Presidente do VIII Colóquio CIE-UMa
Alice Mendonça
Investigadora do Centro de Investigação em Educação
Universidade da Madeira

Mais informações sobre o evento, disponíveis no site oficial do colóquio em:

http://www3.uma.pt/cie-uma/revista/viiicoloquiocieuma/

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