O IV ENECE – Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Educação. 3 a 5 de Março de 2011. Évora.

Numa lógica de continuação da reflexão que se encetou há quatro anos, no Porto, e que teve continuidade em Faro (2009) e Braga (2010), propomos como tema central do programa científico do IV ENECE a reflexão em torno do papel da Educação na construção dos caminhos para o amanhã.

A reflexão em torno deste tema assume-se necessária no actual contexto sociopolítico global. No que diz respeito aos alunos dos cursos de Ciências da Educação, este tema configura-se num problema fundamental. Qual é o papel que os profissionais da área da Educação assumem na construção dos caminhos para o amanhã?

Na primeira reflexão, palco dos estudantes, representantes de cada uma das sete instituições públicas de Ensino Superior que estiveram representadas nos anteriores ENECE. Os estudantes são convidados a reflectir sobre “Contributos da formação em Ciências da Educação na construção dos caminhos para o amanhã”.

A segunda reflexão, intitulada “O tempo da Educação: da actualidade à necessidade das Ciências da Educação”, terá como objectivo principal clarificar a necessidade das Ciências da Educação neste tempo que foi definido pela UNESCO como “A Década da Educação”.

Uma vez clarificada a necessidade e a utilidade das Ciências da Educação, propomos uma reflexão em torno dos contextos de actuação dos profissionais da área da Educação. Atendendo á diversidade de contextos de actuação existentes, optámos por dividir a reflexão em dois momentos: um primeiro, relativo ao contexto Escolar, e um segundo, relativo aos contextos não escolares.

No primeiro momento tencionamos incidir sobre a necessidade de constituir uma “escola multidisciplinar”, para a qual concorrem diversos actores. Ainda neste primeiro momento, achamos necessário reflectir e discutir sobre as formas que os profissionais da área da educação têm ao seu dispor para concorrer na construção desta “escola multidisciplinar”.

O segundo momento deixa-nos perante o imenso campo do contexto não escolar. Aqui, mais do que aprofundar a reflexão teórica em torno do contexto propomos reflectir sobre a necessidade e a especificidade da actuação dos profissionais da área da Educação, tanto em contexto urbano como em contexto rural.

A reflexão final surge assim como elemento de ligação entre as reflexões anteriores. Com ela procuramos discutir o papel das Ciências da Educação na construção dos caminhos para o amanhã.

Mais informações disponíveis no site do Encontro em:

http://www.enece.uevora.pt/

Comments are closed.

Google Scholar

Calendário

Março 2024
S T Q Q S S D
« Jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias