IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – “Educação para o sucesso: políticas e actores”

IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – “Educação para o sucesso: políticas e actores”

26, 27 e 28 de Abril de 2007

As Ciências da Educação têm sido, nos últimos tempos, alvo de críticas que procuram responsabilizá-las pelo estado calamitoso da educação em Portugal. A partir da publicação de alguns estudos comparativos internacionais sobre resultados escolares, tem-se difundido a ideia de que as Ciências da Educação e a sua comunidade científica defendem o facilitismo, a diversão e a ausência de esforço na aprendizagem. Esta ideia, amplificada até à exaustão por alguns media, tem contribuído para a construção de uma representação negativa das Ciências da Educação e também para que se ignorem aspectos que interferem no contexto da educação, em geral, e da escola, em particular, nomeadamente os de ordem social.
É no quadro desta situação que o IX Congresso da SPCE elege como tema a “Educação para o sucesso: políticas e actores”.
O sucesso educativo, com tudo o que ele implica – qualidade dos objectivos, qualidade da aprendizagem, qualidade das políticas, competências dos actores – tem estado no cerne das preocupações da SPCE.
Privilegiando a construção do conhecimento científico sobre realidades complexas – porque humanas e sociais -, as Ciências da Educação não deixam de ter no horizonte o propósito de intervir socialmente, de modo a contribuírem para a produção do sucesso educativo.
É neste contexto e na procura de sinergias entre as diversas áreas de conhecimento que constituem as Ciências da Educação, bem como na articulação entre os diversos actores do sistema educativo, que o IX Congresso da SPCE se desenvolverá de acordo com dez sub-temas que serão objecto de reflexão.

Jesus Maria Sousa

(Presidente da Comissão Organizadora)

Google Scholar

Calendário

Abril 2014
S T Q Q S S D
« Mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias