III Colóquio DCE-UMa – “Educação em Tempo de Mudança”

III Colóquio DCE-UMa – “Educação em Tempo de Mudança”

6 e 7 de Dezembro de 2007

O início do século XXI tem sido marcado por profundas alterações, difíceis de acompanhar e mesmo de compreender por parte de todos aqueles que se interessam pelos problemas contemporâneos. Num período de mudanças, o clima de instabilidade económica, social e política que têm caracterizado o nosso País, acompanhados da inflação dos requisitos escolares para ingresso no mercado de trabalho, repercutiram-se sobremaneira no campo educativo. Assim, os últimos anos têm sido assinalados por sucessivas medidas onde o sucesso educativo dos alunos e o aumento do capital escolar da população portuguesa parecem assumir-se como garantia de estabilidade e prosperidade nacional.

Neste contexto, torna-se imperativo repensar o papel da educação enquanto agente susceptível de mobilizar e transformar as sociedades, reflectindo sobre as alterações que sistematicamente se verificam ao nível educativo e avaliando as implicações que as mesmas provocam.

Deste modo, há que equacionar estratégias inovadoras nas diversas áreas e níveis de ensino, sobretudo no que concerne a novos métodos de ensino/aprendizagem adequados às expectativas e necessidades das novas gerações que não se compadecem com as metodologias e práticas curriculares tradicionais.

Por seu turno, as organizações escolares requerem novos modelos de gestão e liderança com vista à obtenção de uma maior dinâmica e autonomia de modo a que os seus resultados consigam garantir a eficácia do sistema educativo em geral.

Face a este cenário, o presente colóquio destina-se aos agentes educativos, nas diversas áreas e níveis de ensino, de modo a possibilitar a reflexão e o debate conjunto que estas problemáticas requerem.

Alice Mendonça

António V. Bento

Google Scholar

Calendário

Abril 2014
S T Q Q S S D
« Mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias